terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tarte Salgada

   Nestes últimos dias tenho tido a oportunidade de testar muitas técnicas e novas formas de reaproveitar as pequenas sobras das refeições, tudo muito simples!
   Imaginem que sobra um pouco de carne picada, almôndegas, frango (independentemente da forma de confecção), and so on. Podemos utilizar, ou melhor, reutilizar! Mesmo que não tenham a maquina de picar (o meu caso), podem cortar em pedacinhos bem pequenos, óbvio que tudo depende do tipo de carne que estivermos a falar. 
   Para tornar mais apelativa não só para as crianças como para os adultos, podemos juntar salsichas cortadas em rodelas e as mesmas cortadas em quatro, podemos juntar Bacon (vende-se pacotes com uma dose no Pingo Doce ou Minipreço, a valores acessíveis), há a possibilidade de comprar fatias de fiambre mais grossinhas e cortar aos cubos pequenos. Eu como gosto de cor, junto cogumelos, milho, pedacinhos pequenos de pimento vermelho ou verde, rebentos de soja (devem ser cozidos).
   Depois de ter tudo cortadinho e devidamente preparado, numa frigideira ou Wok, coloco um pedaço de margarina ou um pouco de azeite (depende do gosto de cada um de nós, aconselho a margarina pois é absorvida pelos alimentos salteados, o azeite mantém-se sempre no fundo e no fim quando colocamos as natas com o ovo, fica sempre veios de azeite que podem tornar o preparado demasiado gorduroso, mas isso fica à consideração de cada um) e coloco todos os ingredientes e deixo saltear até ficarem bem envolvidos.  
   Enquanto isso, disponho a massa (compro sempre massa quebrada no PD ou MP, mas também a podemos fazer em casa, mas é mais demorado) numa tarteira (com ou sem fundo amovível), deixo sempre o papel vegetal como base da tarte para ser mais fácil retira-la, pico a massa com um garfo e salpico com queijo ralado. Coloco o preparado e espalho bem sem acalcar, polvilho com queijo ralado.  
   Dependendo da consistencia e cremosidade que se pretenda, colocamos os ovos e as natas, eu coloco 3/4 ovos e dois pacotinhos de natas, bato os ovos e depois misturo as natas misturando bem, salpico com Noz Moscada e um pouco de pimenta. E para dar cor, coloco salsa picadinha e deito por cima espalhando bem por toda a área da tarte. Polvilho com mais um pouco de queijo. Levo ao forno aquecido a 220ºC e deixo cozer bem, até ficar douradinho.
   Servir com uma saladinha de Alface e Tomate.
   Notas: O Conteúdo pode ser com legumes, peixe... tudo dá para este género de tardes, desde q a imaginação não tenha limites a cozinha também não o terá.
   Não tenho fotos para apresentar, mas logo que o tenha coloco.

1 comentário:

Susana Andrade disse...

Alô ;o)!
Eu adoro cozinhar e um dos meus maiores defeitos (ou virtude)é inventar demais e nunca fazer uma receita sempre da mesma forma. isso aplica-se a salteados de legumes, quiches, pratos de massa, etc, o que houver na dispensa, restos no frigorífico e congelador é a minha inspiração. Os doces ainda são das poucas coisas que aldrabo ou então algumas coisas que gosto mesmo e que nunca faço de outra forma. No meu blog criei páginas de receitas que normalmente faço e só não coloco mais por falta de tempo.
Beijo ;o)