quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Alheira de Mirandela

   Todos nós sabemos que a dita Alheira é normalmente confeccionada de forma pouco saudável e o seu acompanhamento é de bradar aos céus. Ora bem, sabemos que a tradicional receita de Alheira não é aquela que todos vemos em restaurantes e até mesmo em nossas casas.

   Eu sou suspeita, porque adoro Alheira, mas a verdadeira! E a receita não é a que frequentemente nos aparece à frente. A Alheira por si só é feita com gordura, azeite.

Por isso, a verdadeira receita é:

2 Alheiras de Mirandela (ou outra)
Grelos ( eu uso os legumes que mais gosto)

   Dá-se um corte em volta da alheira, com a ponta da faca, de modo a cortar a fina pele que a reveste e coloca-se num recipiente que possa ir ao forno. De preferência com grelha, para a gordura escorrer para o fundo, essa gordura será, parcialmente ou totalmente, utilizada para regar os legumes.
   A temperatura do forno varia, eu coloquei +/- 180º C; Quanto ao tempo, devemos sempre verificar, porque a pele tosta rapidamente e o conteúdo pode não estar devidamente assado.
   À parte cozemos os legumes, sejam eles quais forem, podem ser brócolos, feijão verde, cenouras, cove flor, a batata não fica muito bem.
   Em vez dos legumes pode ser feito um arroz de cenoura e ervilhas, pode sempre ficar ao critério de cada um o modo de confecção entre os conteúdos. Mas neste caso a gordura que a alheira deita não servirá para regar, certo?
   Depois de tudo preparado, coloca-se a alheira e os legumes no prato e rega-se com a gordura deixada no recipiente ou um fio de azeite (pouco).

   Os legumes cortam o picante da alheira e o método de confecção, no forno, tornam-a menos saturada. O numero de alheiras depende do numero de pessoas e da quantidade que cada um come.

   Deixo umas imagens do meu jantar no Domingo. Eu não tenho muito jeito para enfeitar os pratos. 

 As Alheiras foram compradas no Pingo Doce, tem alguma variedade e são produtos Portugueses.




 Nesta imagem está visivel a gordura deitada pelas alheiras que servirá para regar os legumes.



Nota: A Alheia parece estar queimada, mas é apenas a pele que envolve a alheira que está tostada, ao retirá-la o conteudo está optimo.

Sem comentários: